CENTRAL MULTIUSUÁRIO DE NANOMATERIAIS E BIOSSISTEMAS
Equipamentos Futuros
Abaixo são listados alguns equipamentos já aprovados e que serão adquiridos na medida que os recursos forem liberados. As fotos, modelos e marcas são ilustrativos, entretanto as configurações descritas correspondem as que queremos adquirir.
Difratômetro de Raios-X D8 Discover, Bruker
Este difratômetro é voltado para amostras monocristalinas e, principalmente, filmes finos monocristalinos, policristalinos e amorfos.
Acessórios: estágio phi, chi, x, y, z (além do ω e 2θ), cabeça goniométrica, espelho de Gobel, monocromador de quatro cristais, duplo cristal analisador e colimador de placas paralelas de 0,2º.
Abaixo são listadas algumas das técnicas e medidas que podem ser realizadas em determinados tipos de amostras.
Monocristais e filmes finos monocristalinos: Curvas de Rocking, Mapeamento do Espaço RecÃproco e Refletividade (este não se aplica a monocristais).
Filmes finos policristalinos: Incidência Rasante, Refletividade, Textura e Tensão Residual.
Filmes finos amorfos: Refletividade.
Metais: Textura e Tensão Residual.
Câmara de Alta Temperatura HTK 1200N, AntonPaar
Esta câmara permite a realização de medidas de difração de raios-X in-situ no intervalo de temperatura de 25 ºC até 1200 ºC, com atmosferas de vácuo (10-4 mbar), ar e gases inertes. Porta amostra de Al2O3 de 16mm de diâmetro e 1mm de profundidade (0,2 mL).
Câmara de Baixa Temperatura Phenix 12K, Oxford CryoSystems
Esta câmara permite a realização de medidas de difração de raios-X in-situ no intervalo de temperatura de -261 ºC até temperatura ambiente e utiliza um ciclo fechado de hélio. As medidas são realizadas em vácuo e utiliza porta amostra de AlumÃnio.