top of page

RAMAN

Espectroscopia Raman

DSC01502.JPG

Descrição: Nossa infraestrutura conta com dois sistemas para medidas de espalhamento Raman: (i) 01 espectrômetro Raman modelo Horiba iHR550 fabricado pela Horiba. Nesse sistema utilizamos como fonte excitadora um laser de He-Ne (633 nm). Para focalização da luz laser sobre a amostra em análise, o sistema conta com um microscópio BX41 fabricado pela Olympus com várias lentes objetivas de diferentes magnificações. A detecção do sinal é feita num detector CCD (Detector de carga acoplada) resfriada eletrotermicamente (Peltier); e (ii) 01 espectrômetro Raman modelo T64000 fabricado pela Horiba-Jobin-Yvon. Dependendo da resolução requerida para a análise, esse sistema pode operar no modo "single" ou "triple", sendo o ultimo de maior resolução. Ele conta ainda com 04 (quatro) lasers (405 nm, 532 nm, 633 nm e 785 nm) como fonte excitadora, cuja focalização sobre a amostra é também feita por um microscópio BX41 da Olympus. A detecção do sinal é, da mesma forma que o sistema anterior, realizada num detector CCD, contudo o resfriamento nesse sistema é feito por nitrogênio líquido, que garante melhor relação sinal/ruído. Um diferencial importante desse sistema é a existência de uma base automatizada, que permite fazer mapas bi- e tri-dimensionais de amostras.

Aplicações: Com esses equipamentos e acessórios somos capazes de realizar análises dos modos vibracionais numa gama bastante ampla de materiais, isto é, desde materiais inorgânicos, como cristais, vidros, cerâmicas, fósseis, etc, a materiais orgânicos, como tecido ocular e sanguíneo. Esse último conjunto de amostras geralmente apresenta fraco espalhamento Raman. Para contornar tal dificuldade, contamos com kits para SERS (Surface Enhanced Raman Scattering), que auxilia na amplificação do sinal.

Acessórios

Os espectros Raman podem ser obtidos sob condições extremas de temperatura e pressão, de forma não destrutiva, fornecendo informações acerca das propriedades vibracionais, simetria estrutural, mudanças de simetria, acoplamento entre as interações, transições de fase, ordenamento. Tanto um sistema quanto o outro descritos acima permite realizar tais estudos. Para tanto, nos estudo dos modos vibracionais em função da temperatura contamos com um criostato modelo M-22 fabricado pela CTI_Cryogenics, que permite medidas no intervalo de temperatura de 300 K (26,85 ºC) até ~10K (-263,15 ºC), e um forno modelo TS-1200 fabricado pela LINKAM, que permite medidas no intervalo de 300 K a ~1473 K (1200 ºC). Para medidas em altas pressões temos uma DAC (Diamond Anvil Cell) modelo Diacell μScope DAC HT(S) fabricado pela EasyLab Inc. que permite inferir pressões da ordem de dezenas de Giga Pascal (GPa).

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page